segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O problema da alimentação rural

Torna-se necessária uma política de alimentação ou política de ventre cheio, para garantir a estabilidade do país. Na verdade, antes de tudo e contra tudo temos de olhar a sério pelo problema da alimentação rural, porque uma população subalimentada ou defeituosamente alimentada é uma população definhante, improdutiva, insusceptível de progresso e triste. Uma população descontente é, por via de regra, mais inclinada à revolta silenciosa, à anarquia e à desobediência. Segundo o Correio da Manhã de 26.01.2015, citando o Banco Mundial, é «“improdutiva” a força laboral moçambicana». Importa frisar que o desfavorecido come alimentos que são insuficientes, muitas vezes na quantidade mas quase sempre pelo valor energético, muito fraco, e bebe outros que são nefastos não só pela sua toxidade, como pelos germes que transportam: tais são as bebidas caseiras e as águas dos poços e dos pântanos de que faz uso, correntemente. O problema alimentar é, para o desfavorecido, um mal, por excelência. É neste mal que reside em grande parte a origem da sua fraqueza física e muitas vezes moral, entregando-se ao consumo de bebidas para anestesiar o espírito.

Não apenas o acto de beber mas até mesmo a embriaguez tem no quadro dos usos e costumes dos nativos um lugar preponderante. Se se disser que o pobre bebe nos momentos felizes e alegres, bebe nas ocasiões mais solenes da sua vida, bebe quando a tristeza ou a adversidade o apoquentam – não se pretenderá que se enuncia um facto peculiar a ele. Todas as raças e todas as civilizações o fazem, com maior ou menor moderação. Mas o que já é próprio do moçambicano é a maneira de beber, ingerindo espantosas quantidades de líquido, e é, também, que quando bebe ele procura directamente a embriaguez, bebe para se embriagar, e que, ainda, em certas circunstâncias, é de lei que a embriaguez em que mergulha dure dias, semanas. Henri A. Junod explica-nos que há em Tonga duas palavras para dizer beber. Uma é cu-nuá, outra é cu-qhueba. Esta última traduz beber a pequenos golos, moderada, discretamente; é assim que o tonga, e provavelmente os outros, bebem chá. O primeiro termo significa beber sofregamente, a plena gorja. É deste modo que os nossos desfavorecidos bebem a água e as bebidas alcoólicas. Nos bons tempos, quando a bebida abunda, eles podem ingerir assim qualquer coisa como quinze a vinte litros por dia.

Muitos países se esforçam, presentemente, por ver resolvido o problema da alimentação, procurando saber o que elas comem e bebem, e o que deverão comer e beber para se tornarem seres saudáveis, fortes e produtivos. É claro que a resolução deste problema depende de outros não menos importantes, como o agrícola, o pecuário, o dos transportes, o dos aglomerados populacionais rurais, de que falamos, anteriormente. Tenho sobre a minha mesa de trabalho vários artigos escritos por pesquisadores que, no tempo colonial, se interessaram pelos problemas de alimentação em Moçambique, com a colaboração de químicos, higienistas, entre outros especialistas. Neles se apresenta, bem documentado, o esforço que outros países despendiam para resolver o complexo problema da alimentação dos desfavorecidos. Foi a sua leitura que me sugeriu a oportunidade de me debruçar sobre o problema. É claro que a sua complexidade  exige estudos profundos. A opinião de que aqui se publica uma súmula não pode tomar-se mais que à conta de subsídios. A apreciação científica do problema, com a latitude que este requer, exigiria um quadro de operações e análises que excedem o âmbito de opinião. Para começar, devemos apostar na formação média dos nossos alunos através de ensino orientado  para o ramo agrícola. Por outras palavras, a expansão do Instituto de Investigação Agrícola seria um primeiro e indispensável passo para uma completa investigação deste e doutros problemas.


Baseando-nos nas condições físicas e humanas do país podemos examinar a política agrícola actual e principalmente a que resulta da aplicação do cultivo de culturas rendeiras. A imposição de culturas com fins meramente económicos deve ser passada em revista. Não que defendamos a sua supressão mas o acompanhamento da educação agrícola tradicional, ainda embrionária. Infelizmente,  há uma massa que prefere a miséria ao trabalho e até há comunidades inteiras que preferem morrer periodicamente de fome a plantar alguns hectares de víveres de reserva. Incentivar o plantio de árvores de fruta diversa e que dê conforme as épocas do ano seria outro passo a ter em conta para que, na falta de boa produção, o povo recorresse às frutas para suprir a fome, e não só. Uma solução preconizada reside na fiscalização eficaz, e a modernização das práticas culturais no quadro do sector. Dever-se-ia dar o privilégio de organizar-se em cada aglomerado populacional, uma herdade experimental que serviria de guia técnica da zona, tanto para os técnicos da agricultura  em formação nos institutos a expandir como para os camponeses locais. A mecanização e importação de agricultores de outras latitudes corresponde a uma necessidade. Nisto, as parcerias religiosas poderiam desempenhar um papel de relevo, sobretudo, aquelas que se dedicam ao ensino. As escolas secundárias poderiam, por exemplo, possuir uma herdade agrícola onde os alunos poderiam  ter contactos com as plantas.