quarta-feira, 23 de março de 2016

Cartas de Dhlakama ao Presidente de Portugal (1991)


Transcrição de Eusébio A. P. Gwembe
Carta 1
------------------------------------------
Presidente da Renamo
Gorongosa, 1 de Março de 1991
À sua excelência o Presidente da República Portuguesa.
Excelência:
Tomo a liberdade de me dirigir a Vossa Excelência na minha qualidade de Presidente da Renamo, numa altura em que no Mundo se conhecem grandes transformações. A Renamo é um Movimento Político que luta pela democracia e liberdade em Moçambique, ciente de que o progresso só é possível em liberdade e paz, condições que em Moçambique só serão possíveis quando se enveredar pela democracia pluripartidária. Estamos convictos de que a Vossa Excelência, com o seu passado de sincero apego aos valores da liberdade e da democracia, compreenderá a determinação da Renamo e não deixará de contribuir para que a paz venha a ser possível em Moçambique.
Somos de opinião que Portugal pode e deve desempenhar um papel relevante na busca de paz em Moçambique, dados os laços históricos e culturais que unem os povos dos dois países, e a vontade de cooperar com os países africanos de expressão portuguesa que os governantes portugueses sempre manifestaram. É tendo em conta essa posição privilegiada e em virtude de a Renamo julgar da maior importância que o novo Moçambique, democrático e pluralista, desenvolva, a todos os níveis, os laços de amizade e de cooperação com o país a cujos destinos Vossa Excelência preside, que tenciono visitar Portugal entre os próximos dias 10 a 30 de Maio do corrente ano.
Aquando dessa visita, seria uma honra para o Movimento a que presido e para mim próprio encontrar-me com Vossa Excelência, no intuito de, conjuntamente, analisarmos a actual situação moçambicana, no contexto geral da África Austral, no propósito de se vir a encontrar os caminhos do diálogo e da paz. Certo de que é do esclarecimento dos pontos de vista de todos os intervenientes no processo de paz e da livre confrontação de ideias que nascem as soluções construtivas, apresento, desde já, os meus respeitosos cumprimentos.
Afonso Dhlakama

------------------------------------------------------
Carta 2
------------------------------------------------------
A Sua Excelência,
O Senhor Presidente da República,
Dr. Mário Soares.
Terminada a visita que efectuei a Portugal, não posso deixar de agradecer vivamente todo o empenho, compreensão e disponibilidade manifestada por Vossa Excelência na resolução do processo de paz no meu País. Creia, Senhor Presidente, que levo deste País as mais gratas recordações de amizade e carinho do Povo Português, o que naturalmente vem reforçar as relações entre os nossos dois Povos. Aproveito a oportunidade para reiterar a Vossa Excelência, Senhor Presidente, os protestos da minha mais elevada consideração.
Presidente da Renamo
Afonso Dhlakama