quarta-feira, 20 de março de 2013

Como tornar Nampula uma cidade-modelo?


Nampula beneficiou do apoio do MCA. Quando, dentro de poucos meses, se completarem os planos que o Município presentemente executa, teremos uma cidade diferente, e, conservando o seu carácter macua, ter-se-á tornado numa das belas cidades africanas. A colorida capulana da mulher macua sempre foi um dos seus mais belos ornamentos, e no futuro não só assim continuará a ser, senão essa característica ainda mais se acentuará. Novos espécimes de arquitectura ligarão o passado com o presente, na composição de um quadro perfeito. As principais construções serão as que se levantam junto da EN1, onde se acham já concluídas muitas obras de tipo prédio. Mas isso não deve ficar por aí. Há muito espaço subaproveitado! [Na imagem ao lado, junto da ponte do Matadouro, dois jovens tomam banho enquanto outro lava frascos que serão utilizados para venda de óleo - Arq. Pedro, 12-03-2013]
Olhando para o que é Nampula de hoje, a sensatez manda-nos dizer que a Estrada Nacional N1 já deixou de ter sentido, ao cortar a cidade pelo meio. As transformações pelas quais está passando a cidade tornarão, num futuro breve, aquela estrada prejudicial à estética urbana, enquanto o seu desvio tornaria a urbe de lazer ainda mais aprazível do que era. Em função do seu progresso é preciso rasgar-se novas vias de trânsito, ligando bairros periféricos ao centro da cidade; é preciso construírem-se balneários para crianças e adultos, é imperioso construírem-se sanitários públicos em parceria com os privados e devolver à cidade os jardins que perdeu.
É urgente construir-se uma EN que não passe pela cidade, podendo esta ser projectada para antes da Fábrica de Cervejas, a fim de sobressair para além do Control para Nacala. Importa transformar Nampula num Pólo de atracção acompanhando os seus multiformes melhoramentos ora em curso, que incluam drenagem das águas das chuvas, consolidação de terrenos nas escarpas que dominam as várias vias que periodicamente são sujeitas a desmoronamentos, arruamentos transversais, pavimentação de numerosas artérias nos bairros esquecidos da cidade, construção de casas dignas desse nome, airosas e higiénicas que destinem substituir os bairros de capim alí existentes.
A cidade de Nampula possui pequenos muitos riachos naturais que escoam águas e dejetos de toda a espécie para longe dela. Temos visto nestes riachos muitas pessoas tomando banho, lavando plásticos, garrafas e frascos que depois são usados para colocar produtos de venda em mercados o que põe em risco a saúde dos munícipes. Estes riachos naturais poderiam ser aproveitados, sem elevados custos, para neles serem colocados os canais de esgoto da urbe, matando, deste modo, dois coelhos numa única cajadada. Não se pode perder de vista o problema do fornecimento de energia eléctrica, a qual devia começar a ser pensada em função do risco, privilegiando os canais subterrâneos, de condutas de água para mais perto das populações.
A transferência da terminal de Comboios deve configurar-se no plano primordial e a melhoria do sistema de Transporte Público digno desse nome faz-se igualmente necessária. Deve-se fazer uma eliminação gradual dos pequenos «chapas» que tornam a viagem dos gordos mais penosa. Se a vontade e as intenções se conjugarem, se a imaginação e o desejo do belo se cruzarem e, sobretudo, se a honestidade dos políticos se revelar regra, poderemos ter uma Nampula modelo para se viver com dignidade.

__________________________________________________________________________________________________

Estes riachos naturais poderiam ser aproveitados, sem elevados custos, para neles serem colocados os canais de esgoto da urbe, matando, deste modo, dois coelhos numa única cajadada.

http://repensand.blogspot.pt/2013/03/como-tornar-nampula-numa-cidade-modelo.html


Like · · · · Yesterday at 11:34 near Porto

  • Paulo Araujo Infelizmente nao eh o que esta a contecer. os esgotos a serem construidos com fundos do MCA seguem outras routas e padroes, que a populaçao local duvida da sua eficiencia, mas se os engeneiros assim decidem, so o tempo dira quem tem razao.

  • Eusébio A. P. Gwembe Ouvi pessoas a murmurarem (cor razão) sobre o porquê de remover algo que nunca apresentou nenhum problema de entupimento quando temos lugares que precisam de sistema de esgoto? Alguns chegam a questionar a seriedade dos engenheiros actuais e estranham o facto de ser apenas o centro da cidade a beneficiar de obras dessa envergadura quando a maioria da população reside na periferia. Enfim, o tempo dirá!

  • Paulo Araujo Vivi 4 anos nessa cidade e conheco bem os problemas que tem e o Namuaca tambem sabe mas parece me que ele se desligou da autarquia faz bastante tempo.

  • Gito Katawala Eusébio A. P. Gwembe, ha dias estavas a usar imagens do mesmo projecto para propaganda partidaria, e hoje estas a usar para analise de "cidadao preocupado" com eficiencia. Por isso tenho dito, um dia ainda vamos conversar contigo sobre estes teus pronunciamentos. Hehehehehe.

    Antonio A. S. Kawaria, tas a ver ne?

  • Antonio A. S. Kawaria Estou a ver Gito Katawala. Eu dizia que as vias de que ele falava tem recebido manutencão regularmente, mas para quem conhece Nampula, as zonas de preocupacão não são mexidas. Podemos questionar do porque não se aproveitou o projecto do MCA para atacar locais como estes? Eusébio A. P. Gwembe, te perguntei se havias falado com membros do Conselho Municipal de Nampula. Que resposta deram eles sobre este problema?

  • Eusébio A. P. Gwembe Antonio A. S. Kawaria, deram a resposta tradicional do tipo «é o desejo dos financiadores». Gito Katawala, nem tudo anda bem mas há janelas para que as coisas andem. Temos que fazer o que pudermos para vivermos condignamente. Não teremos outro Moçambique e ninguém fará para nós se não pusermos mão à obra.

  • Antonio A. S. Kawaria Essa resposta de que do desejo é do financiador é mesmo tradicional. Será que foi mesmo a USAID a querer que sejam melhoradas as vias que infalivelmente passam visitantes VIP à cidade de Nampula?

  • Juma Aiuba Não concordo que se transformem rios naturais em esgotos. É contra o meio ambiente. O que Nampula precisa é de esgotos mesmo e não de transformar nada em nada! Esses riachos escoam a água das chuvas de forma natural. O que se precisa é de cuidados por parte do CMCN e da população, com ordenamento de construções, por exemplo. Infelizmente, o CMCN fica satisfeito com pequenas limpezas que tem feito as valas existentes, ao invés de reforçar igualmente o trabalho de sensibilização as comunidades sobre como usar as infraestruturas existentes.

  • Eusébio A. P. Gwembe Juma Aiuba, ao menos que sejam, de vez em quando, limpados, pois ai guarda-se todo o tipo de imundice.

  • Juma Aiuba É isso... Eu acho que o rio Muatala, por exemplo, bem usado seria uma mais valia no que concerne a evacuação das águas (das chuvas ou não) e purificação do meio ambiente.

  • Eusébio A. P. Gwembe Sim, Juma Aiuba. Mesmo aquele rio que passa abaixo da Escola Secundária de Nampula, poderia ser bem limpo, pavimentado, afastando as famílias que estão nos lados, como se fez no Chiveve. Assim, os esgotos podiam muito bem desaguar nele e evitar-se os cenários que se assistem: banho, lavar alfaces, plasticos, garrafas, frascos, etc. Nampula está em melhores condições para não ter água estagnada.

  • Juma Aiuba É isso... Tenho cá as minhas reticências em relação ao novo sistema de esgoto que está a ser construido pela portuguesa Gabriel Couto. Posso estar enganado, mas não vejo que aquilo tenha alguma inclinação para algum lado. O meu medo é no período das chuvas os esgotos não poderem lançar a água para lado algum e transformarem-se em autênticas piscinas.

  • Claudio Oliveira Amone Chivambo Visão controversa Eusébio A. P. Gwembe,...não sei que pretendes. Porém, é de se saudar este teu post de cidadão preocupado nos olhos de observar e não os de ver.