sábado, 17 de outubro de 2015

A Renamo: No combate em que morreu André Matsangaissa

Hoje é um dia grande para a Renamo. Morre em combate, há 36 anos, o seu primeiro comandante, André Mathadi Matsangaíssa Djuwayo. Seus seguidores armados ficarão conhecidos pelo seu nome, tal como ficaram os seguidores de Cristo: os cristãos. Os matsanga são os seguidores de André Matsangaissa, bandido para uns, herói nacional para outros! São 10 dias do mês de Outubro de 1979. O local chama-se Gorongosa, para onde as forças governamentais se dirigem para partir «a espinha dorsal do inimigo». É noite e sete homens armados chegam a uma aldeia comunal situada a alguns quilómetros da Vila. A sua missão não é clara mas a sua presença aterroriza e intimida os camponeses ali residentes. Uns começam a abandonar a aldeia o que chama atenção às Forças Populares de Libertação de Moçambique. Parece-me que estes homens aperceberam-se da grande operação arquitectada contra eles e vieram a este local apenas para certificar a suspeita antes de bater em retirada, abandonando no terreno material militar. Um Jornal dirá 30 dias depois que «…, antes de partirem, queimaram dezenas de habitações, saquearam uma Loja do Povo e, num acto de selvajaria característica, cortaram ambas as orelhas a dois camponeses, um deles uma mulher». Tempo, nº 474 – 11.11.79, pág. 13

O poderio militar da força inimiga vai obrigar as FPLM ao prolongamento das operações que levarão uns 15 dias porque o objectivo é neutralizar uma suposta «importante força inimiga, infiltrada na área da Gorongosa». O efectivo que acompanha o líder do até aqui denominado MNR (Mozambique National Resistence) é estimado em cerca de 350 homens, e integra oficiais rodesianos e moçambicanos que penetraram em Moçambique com o objectivo de estabelecer um acampamento militar no interior, a partir do qual poderão lançar acções de sabotagem contra alvos económicos e sociais. Outros grupos pouco importantes estão dispersos em Mucuti, Mabate, Chidoco, Sitatonga, Chinete, Muxungue. Os sete homens vistos são rebenta-minas e servem de isca para convidar o adversário ao terreno lamacento. Refugiam-se num pequeno planalto no alto da serra da Gorongosa, a mais de 1800 metros de altitude. A sua posição é praticamente inexpugnável contra ataques por terra e por dia, facilmente, é abastecida em armas, munições e mantimentos pelos aviões e helicópteros rodesianose pelas populações cúmplices. 

Para proteger o acesso ao acampamento principal, foi estabelecido um posto avançado em Morombodze, uma estação pecuária que antigamente pertencia a um inglês, guarnecendo-o com um efectivo calculado em cerca de 100 homens. Esta área tem a importância estratégica para a defesa das posições principais do grupo. É aqui que termina a picada quase intransitável que vai da Vila, a única via de acesso para viaturas a partir da pequena plataforma ali existente. No comunicado do Estado-Maior General de 2 de Novembro reconhece-se que «as condições de acesso terrestre a este local são de tal modo difíceis que, para se percorrer a pé os poucos quilómetros que o separam de Morombodze, são necessários cerca de três dias». No dia 11, as FPLM lançam uma ofensiva. Os combates são aqui particularmente violentos, com o efectivo inimigo cercado, encontrando-se instalado nas próprias instalações da estação pecuária. Os 100 homens resistem ao poder de fogo das forças atacantes, e lançam uma contra-ofensiva a partir das cinco horas da manhã do dia 12. 

O tiroteio, quase à queima-roupa, prolonga-se até às 11:00 horas, quando as FPLM reagrupam as suas forças para novos desenvolvimentos. A resistência sugere haver pessoas importantes no local. Aproveitando-se do reagrupamento das FPLM, o grupo dispersa-se pela mata adentro o que permite que no dia seguinte, 13, o posto seja ocupado, com resistência esporádica e localizada. Ocupada a posição estratégica de Morombodze, as FPLM preparam-se para a ofensiva final contra o acampamento inimigo na Serra. No dia seguinte, 14, os rebeldes desencadeiam uma série de acções, numa tentativa de fazer dispersar as forças agora ocupantes. A floresta nas cercanias de Gorongosa está em ebulição e o turbilhão de tudo isso é um grupo de 350 homens armados com armas ligeiras contra um exército armado até aos dentes. Nos dias 14, 15 e 16 os combates estão circunscritos nas cercanias do posto avançado ora ocupado. Para lá são mobilizados materiais de guerra e homens na tentativa de romper o cerco. A resistência tenaz dos rebeldes volta a sugerir haver entre eles os principais comandantes, mas ainda ninguém tem certeza. 

Pela manhã do dia 17, ataques coordenados saem de diferentes posições contra Morombodze o que força as FPLM a dividirem-se em pequenos grupos e a penetrar para o interior em perseguição aos adversários. Há muitas baixas do lado das FPLM, o Hospital da Vila já não é capaz de atender quantos feridos para lá chegam. Também há muitas mortes do lado dos rebeldes e só mais tarde saber-se-á que entre eles estava o próprio comandante, o André. No dia 17, entre os que combatem notam a ausência do comandante, pois estão divididos em pequenos grupos. A ira e a necessidade de certeza força-os a ter que aumentar a intensidade dos ataques. No dia seguinte, 18, aproxima-se da Vila, fustigando-a com um poder de fogo. Neste dia, 20 homens já tombaram e os 80 sobreviventes dividem-se em três grupos conforme fora traçado no dia anterior: o primeiro ataca directamente o quartel das FPLM, criando um pânico entre os habitantes da vila; o segundo ataca uma área residencial, criando uma debandada geral e o terceiro ataca a zona do hospital, deixando doentes desprotegidos. As FPLM estão sob fogo intenso em todas as frentes. Pela mata ainda há resistência, mas não tanta. Há que redobrar esforços para proteger a vila. Os combates iniciam-se cerca de dez horas da manhã, e prosseguem até às cinco da tarde. Por um pouco a vila não cai. Os rebeldes querem ver se no Hospital haverá alguns elementos feridos entre eles o seu comandante. 

A percepção de um dos comandantes das FPLM é de que «o grupo inimigo julgou provavelmente que, como um importante efectivo moçambicano se encontrava na serra a proceder a operação de «limpeza», a vila estaria pelo menos parcialmente desguarnecida. Por outro lado, tentou aproveitar-se ao máximo das características da vila, particularmente da grande dispersão das casas e instalações ali existentes». Tempo, idem. Ao fim do dia os dois primeiros grupos são rechaçados com numerosas baixas, deixando feridos que são capturados pelas FPLM, e o terceiro consegue atingir as paredes do hospital com balas, e um roquete destrói por completo a casa mortuária, situada a cerca de 20 metros do hospital. A vila está momentaneamente dividida com os rebeldes a controlar uma parte nos dias 19, 20 e 21. Apesar de todas as tentativas de romper o cerco, e dos reforços importantes recebidos as FPLM instalam a artilharia na plataforma de Morobodze. No dia 22, procedem ao bombardeamento sistemático do campo no topo da montanha, que será completamente arrasado. 

No dia 23, as forças de infantaria iniciam a escalada da montanha, cujo cimo atingem a 26, limpando completamente a encosta. Os sobreviventes dispersam-se em pequenos grupos, fugindo em direcção à fronteira ou, abandonando armas e uniformes, fazendo-se passar por elementos da população. Na montanha numerosas ligaduras cheias de sangue são ali encontradas. Cadáveres também são encontrados mais tarde em áreas vizinhas, nomeadamente num rio que corre nas proximidades. O saldo global da operação é de mais de 100 baixas do lado dos rebeldes, um número elevado de feridos e 22 prisioneiros, sendo ainda abatido um helicóptero quando tenta evacuar oficiais rodesianos, na zona de Manica. Do lado das FPLM o número de baixas é estimado em cerca de 136 mortes, 45 feridos e, 37 desaparecidos em combate, entre mortos, capturados e desertores. A tentativa de estabelecer um campo militar no interior de Gorongosa, para servir de base para o desencadeamento de acções de terrorismo e sabotagem, fracassou mas abriu espaço para que Maringue, já sob liderança de Afonso Dhlakama, emergisse como símbolo de resistência da Renamo até ao Acordo Geral de Paz, de 1992.


Nota: Na foto, André Matsangaissa e Pedro Marangoni, Arquivo de  Pedro Marangoni
Eusébio A. P. Gwembe, Historiador

13 comentários:

  1. A RENAMO foi e sempre será um instrumento de sabotagem e terrorismo ao serviço de interesses externos contra o nosso pais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. voce é mesmo muito analfabeto e bruto filho da puta.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Na foto, André Matsangaissa e Pedro Marangoni

      Eliminar
  3. Senhor Bila, não sabe o que você está a falar ou se sabe é um homem vencido pela ganância do poder e esquece o povo que é tão importante quanto tudo. Tenta ler mais um bocadinho na vida, para deixar daquilo que alguém vem inculcando nas nossas para uma lavagem cerebral. As pessoas merecem conhecer a verdade. Tenta ler 'Um Homem, Uma Causa' para ter alguma noção que o que pensa que sabe e ser verdade, nunca passa duma farsa. E analise o que está acontecer agora, será a RENAMO é promotor de tudo isso. Apesar de eu não ser de nenhum partido da oposição, mas eu digo as pessoas devem conhecer a verdade e cabe a cada um a sua decisão. Mas deixemos de ser ambiciosos. Que vale o homem ganhar todo mundo e perder a sua alma. Vale a penas morrer mesmo agora, mas com alma que se sabe que não será perdida.

    ResponderEliminar
  4. DISSE JESUS CRISTO. UM REINO DIVIDIDO ENTRE SI MESMO NAO SUBSISTE. NAO ESTOU ADMIRADO O PORQUE DOS 16 ANOS DA GUERRA CIVIL QUE FRAGMENTOU TOTALMENTE O NOSSO-MOCAMBIQUE. ANTES DE COMECAR ESSA GUERRA ALGUEM DENTRO ELES QUE COMECOU A GUERRA, DEVERIA ENTENDER UMA COISA. IRMAOS SEMPRE SAO IRMAO. NINGUEM COMPRA A IRMANDADE. PORTANTO LUTAR SENDO IRMAOS E MAIOR FRAQUEZA DA MORALIDADE. EM OUTRAS PALAVRAS A GUERRA CIVIL, E A MAIOR SUJEIRA DE UM PAIS. O QUE ACONTECEU EM 1992 ACORDO GERAL DA PAZ E O QUE DEveRIA TER ACONTECIDO ENTRE ELES QUE PROVOCARAM-SE UM AO OUTRO. NAO TERIAMOS UM MOCAMBIQUE DESGRASSADO ASSIM...

    ResponderEliminar
  5. E sempre o foi e a favor de interesses imperialistas. Esse miúdo que esta ai a comentar que idade tem? Viveu a guerra? Combateu? Sofreu? Perdeu familiares! Va ao GAME comprar brinquedos, menino! Saia disto!

    ResponderEliminar
  6. Eu estou do lado do Andre Mathangaissa com o seu partido Renamo, ja estou cansado de conviver com esses criminosos e mal criados da frelimo, e quero recordar a todos que a politica nao se faz escravizando uma certa camada fuzilando opositores roubando o bem do povo e chamo de bandido qualquer bicho que esta ao lado desses gatunos.

    ResponderEliminar
  7. Eu estou do lado do Andre Mathangaissa com o seu partido Renamo, ja estou cansado de conviver com esses criminosos e mal criados da frelimo, e quero recordar a todos que a politica nao se faz escravizando uma certa camada fuzilando opositores roubando o bem do povo e chamo de bandido qualquer bicho que esta ao lado desses gatunos.

    ResponderEliminar
  8. Renamo é um partido justo nem própria FRELIMO sabe bem disso, mas agora edem ir lanbar cú de cão

    ResponderEliminar
  9. Vamos virar esta piramide com a renamo a victoria

    ResponderEliminar