segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Carta ao meu candidato (3)

Carta ao meu candidato (3)

Senhor candidato! Ao ver os vícios que a torrente da campanha misturou indiscriminadamente com as virtudes cívicas, tremo com medo de parecer manchado aos olhos da posterioridade, se não disser o que penso. Quero evitar o impulso de viver apenas para o presente, pilhando, para a minha comodidade e conveniência, os preciosos recursos do amanhã. Escrevo esta missiva na esperança de que vos encontre de boa saúde, nestes últimos dias de campanha eleitoral em que homens perversos se insinuaram nas fileiras dos sinceros defensores da democracia. Atribuem-se a si próprios atributos sagrados, unicamente reservados para os profetas das escrituras quando a única coisa que lhes interessa é dividirem o país como um saque em vez de o tornarem livre e próspero. Sei que vindes a inscrever o vosso nome nas páginas da nossa História como militante insigne da Frelimo, que cumprirá abnegada e corajosamente as missões que lhe forem confiadas, juntando-se ao grupo de homens e de mulheres cuja história de vida será ensinada nas nossas escolas.

Peço-vos, porém, que façais o possível para que os moçambicanos de todas as fés e ideologias possam ver satisfeitas as suas grandes necessidades humanas: comida, educacão e saúde; para que todos aqueles a quem a oportunidade é hoje negada possam vir a desfrutá-la integralmente; para que todos os que têm vida fácil compreendam também as suas pesadas responsabilidades para com os que vivem as privações da vida. A união, com honra e confiança mútuas, é um imperativo contínuo e juntos, temos de aprender a harmonizar as nossas diferenças. Sendo a vitória a necessidade tão premente e óbvia, confesso que não posso deixar de apontar alguns assuntos também prementes e óbvios. Não obstante a roda do destino e o impulso da vossa determinação avançarem em direcção ao objectivo final – a vitória –, deveis aumentar o ritmo das mensagens para que já nada a possa parar. A manifestação do povo não deixa margens para dúvidas que sereis o seu próximo líder. Só as mentes amolecidas por ilusões televisivas e televisionadas e pela pura ignorância do que move o povo a tomar uma decisão para sua própria vida podem pensar de outra maneira.

Senhor candidato, tendes que aumentar as frentes de combate nas mensagens e mostrar a vossa determinação em combater a corrupção, o compadrio, o nepotismo sob todas as suas formas e manifestações. Tendes de incidir no «como» haveis de fazer para solucionar, com brevidade, os problemas de pensões daqueles que estão à beira da morte, de construir casas dignas para os funcionários públicos e não só, de criar mais escolas de formação profissional, de melhorar os serviços sanitários e educacionais. Tocai o coração do professor que lecciona numa sala de aulas precária, à senhora que não trabalha e não têm dinheiro para corromper a parteira do hospital, ao rapaz rural que deseja ir a Universidade mas não tem dinheiro para ir à privada nem consegue passar pelo exame de admissão para a pública por este ser elaborado pela gente da cidade. Falai de como as universidades nacionais podem participar na educação dos moçambicanos e serem elas próprias o factor da Unidade Nacional. Não vos esqueçais de que tendes expressivo apoio feminino. Por isso, falai das preocupações femininas, que são tantas. Tocai o coração da mulher enviuvada que se viu despojada de tudo o que construiu com o esposo em vida; falai das injustiças a que os pobres são votados nas nossas cadeias onde o ladrão de galinha apodrece enquanto o assassino recebe clemência pelo bom comportamento.
 Se vos lembrais, senhor candidato, na minha primeira carta falei de dois desafios de vulto: o desemprego e os sete milhões. Vede como os vossos opositores se aproveitam deste último legado de Guebuza, porque se aperceberam que o povo gostou. Tenho constantemente utilizado a expressão que aprendi há uma década e meia: em Moçambique há que chegue para todos. Há que se criar emprego para todos os que podem trabalhar segundo as suas qualificações o que requer que se crie, no mais breve trecho de tempo, centros de desemprego – e porque não fundo de desemprego. Com eles, poderíamos estar em condições de saber mais sobre os desempregados do nosso país e direccioná-los, conforme os dados, às empresas públicas e privadas ou, num caso inverso, as empresas e indivíduos interessados em contratar alguém dirigir-se-iam a estes centros para a contratação do seu pessoal. Mas ainda são ideias embrionárias, senhor candidato, para que os flagelos da pobreza, da doença e da ignorância sejam varridos da face do nosso país. Vós sois o herdeiro da primeira Revolução da Frelimo para quem foi passada a tocha nascida no século passado, temperada por duas guerras, disciplinada por uma paz dura e amarga e orgulhosa da sua antiga herança. Mostrais que não permitireis a lenta destruição da dignidade humana com a qual este partido sempre se comprometeu e com os quais vós também vos comprometeis hoje em todo o país.

Façais saber a cada moçambicano, quer vos deseje bem ou mal, que pagareis qualquer preço, carregareis qualquer fardo, enfrentareis qualquer provação, apoiareis qualquer amigo e opor-vos-eis a qualquer inimigo do progresso para garantir que os moçambicanos vivam com dignidade, com um emprego garantido, de modo a que tenham casa digna desse nome, alimentação digna desse nome, vestuário, educação, saúde e transporte de qualidade e vivam em segurança. Para a materialização disso deveis contar, sem dúvida, com os órgãos autárquicos para quem deveis, desde já, dirigir a vossa mensagem de colaboração. Aos partidos da oposição, cujas preocupações compartilhais, prometei a lealdade e colaboração na competência porque unidos é muito pouco o que não poderemos fazer no quadro de inúmeros projectos de desenvolvimento; mas divididos, desavindos e afastados, pouco podemos fazer. Embora não espereis que apoiem sempre os vossos pontos de vista, deveis  esperar vê-los defender resolutamente a sua própria liberdade e tirar dela as lições necessárias a serem incorporadas no vosso compromisso.


No quadro dos sete milhões, será urgente rever os métodos da sua distribuição e traduzir o belo compromisso em actos, numa nova aliança pelo progresso do distrito, qual pólo de desenvolvimento, auxiliar os homens e governos distritais a libertarem-se das grilhetas da corrupção. Mas esta pacífica revolução de esperança não deve excluir vários actores políticos e sociais locais e nacionais nem pode tornar-se presa de partidos dominantes. Voltarei a falar da minha proposta na próxima carta, uma proposta concreta, senhor candidato, para que todos os nossos vizinhos políticos saibam que nos juntaremos a eles para nos opormos aos factores do atraso, sem contudo que a Frelimo deixe de ser dona do seu próprio hemisfério. A nossa última e melhor esperança numa era em os pobres são uma ameaça a estabilidade dos ricos é o povo. Deveis criar condições que impeçam a que ele se torne um mero campo de ensaio dos ambiciosos. Comecemos, pois, de novo, recordando-nos de que ter adversários políticos a nosso lado não sinal de fraqueza. Exploremos os problemas que nos unem, em vez de repisarmos constantemente os que nos dividem, formulando, pela primeira vez, propostas sérias e detalhadas de como expulsar a pobreza do nosso solo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário